sustentabilidade ECO Pettenati reduzir reutilizar reciclar

ECO³

Conheças as práticas do Autêntico Ciclo de Produção Sustentável Pettenati

ECO³: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

ECO³ é a comemoração de uma biografia dedicada ao cuidado com a natureza. Um vale exuberante de mata nativa transformou-se na casa da Pettenati, integrando-a, de forma natural e com o mínimo impacto, como um elemento na natureza, tornando a empresa uma fonte de preservação da natureza local  

Na Pettenati, contribuímos com a manutenção dos ecossistemas do meio ambiente e buscamos sempre soluções para redução da emissão de CO², com objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente sustentável.  

Metas Alcançadas

de redução no consumo de água por kg de tecido produzido nos últimos 5 anos (2018 a 2022).

dos resíduos destinados para compostagem, reciclagem, rerefino ou co-processamento.

da energia elétrica proveniente de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH).

de redução de emissões de SOx.

de redução de emissões de NOx.

Nossa Jornada da
Sustentabilidade e ESG

Saiba mais detalhes sobre nossas iniciativas

Avaliação de Gestão Ambiental

HIGG Index

O Higg Index é uma ferramenta de autoavaliação do sistema de gestão ambiental, que permite uma visão compartilhada dos índices de desempenho de sustentabilidade, identifica prioridades de ação, oportunidades para inovação tecnológica e aprimoramento da gestão ambiental.  

O Higg Index oferece a única estrutura de desempenho de sustentabilidade da cadeia de valor de ponta a ponta disponível, permitindo que as empresas façam melhorias para proteger o meio ambiente, as pessoas e as comunidades.   

Todo o movimento de excelência em qualidade da Pettenati resulta em uma posição de referência, da empresa, no mercado global, com as melhores notas de certificação do Higg Facility Environmental Module (FEM) 2021. 

Higg Facility Environmental Module (HIGG FEM) 2021 –  Módulo Ambiental para Instalações Industriais Higg – é o módulo voltado para a infraestrutura das operações e dos processos da indústria, e tem como objetivo mensurar impactos ambientais e sociais na cadeia, com a padronização de medições de sustentabilidade em escala industrial.   

* Relatório de Comunicação e Progresso Pettenati 2020-2021.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Energia

Água

Águas Residuais

Resíduos

Emissões Atmosféricas

Gestão de Substâncias Químicas

A avaliação permite observar os seguintes itens

Bluesign System Partner

O Bluesign System é uma solução globalmente reconhecida para a gestão eficiente e segura dos recursos utilizados na cadeia têxtil. Estabelece limites para substâncias restringidas e guia as melhores práticas para a gestão ambiental (Energia, Emissões, EHS Management, Input Stream Management, Chemical Management & Water). 

Desde 2017, a unidade El Salvador da Pettenati aderiu à iniciativa global de certificação contínua de tecidos, o que garante a adoção das melhores práticas de produção e uma gestão segura e eficiente dos recursos e produtos para toda cadeia têxtil. Essa medida visa proteger o consumidor, o fabricante e o fornecedor. 

Bluesign certificação

Parceiro

Blue Sign System Partner

Membro

WBCSD – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável

Membro

Textile Exchange

Membro

State of the art WWTP (Water treatment Plant Processes)

Pettenati El Salvador

A Pettenati em El Salvador é membro de organizações globais que impulsionam ações positivas sobre mudanças climáticas na indústria da moda, têxtil e de vestuário. 

 

Estação de Tratamento de Efluentes

Estação de Tratamento de Água

As fábricas de tecidos contam com modernas Estações de Tratamento de Água de Afluente e Efluente. 

A empresa realiza o tratamento do efluente após a utilização no processo fabril utilizando processos biológicos e físico-químicos em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental local e padrões internacionais, garantindo a qualidade dos recursos hídricos. 

Implantamos uma criteriosa análise das matérias-primas aliada a processos otimizados e a altos níveis de controles.
O resultado é um efluente que atende rigorosos requisitos nacionais e internacionais.
A qualidade do efluente tratado é uma das maiores conquistas da Pettenati.

Programa ZDHC

Zero Discharge of Hazardous Chemicals

O programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) ou Descarte Zero de Produtos Químicos, visa unir esforços na eliminação de itens químicos nocivos de suprimentos de artigos têxteis, garantindo que as ações de controle de produto químico tornem o efluente tratado livre de substâncias perigosas e não contaminando os recursos hídricos. 

Atendemos 99,5% dos 215 parâmetros de análise do efluente tratado em análise realizada em laboratório externo certificado pelo programa e estamos entre as melhores empresas que participam do programa.

A redução do consumo de água, combinado com o tratamento do efluente, são fatores essenciais no processo têxtil sustentável.

Conheça nossas iniciativas para o reaproveitamento e controle do uso da água

Controle do consumo no processo industrial

O controle do consumo de água no processo produtivo sempre existiu na Pettenati como uma forma de realizar a gestão dos recursos hídricos, porém, em 2019, iniciou-se um projeto para otimização de processos industriais visando à redução do consumo de água. 

Realizamos melhorias contínuas e reduções do consumo de matérias primas e de água nos processos de tingimento, trabalhando internamente para implementação de otimização de processos. Na Pettenati, unidade Brasil, diversos processos foram alterados, dentre os quais tivemos as reduções de consumo de água significativas por quilo de tecido produzido. Ao todo houve uma redução de 20% em relação ao ano de 2018. 

Reutilização da água proveniente dos trocadores de calor

Com o objetivo de preservar os recursos hídricos, realizamos as adequações nas tubulações da tinturaria da fábrica de tecidos, a fim de coletar e reaproveitar a água proveniente dos trocadores de calor. 

 A prática reduz a quantidade de água captada para tratamento, colaborando para a manutenção dos ecossistemas. 

Reaproveitamos a água utilizada nos trocadores de calor das máquinas de tingimentos. Como essa água não entra em contato com produtos químicos, é destinada diretamente ao tanque de água quente utilizado no processo produtivo.

Controle de RSL

 

Os produtos químicos e corantes, utilizados no processo de fabricação de nossos tecidos são cuidadosamente selecionados e controlados para atender às listas de substâncias restritas, como AFIRM, OEKO TEX, BLUESIGN e MRSL ZDHC. 

Em parceria com nossos fornecedores, buscamos cada vez mais utilizar produtos que atendam às listas de substâncias restritas.  

Adotamos um sistema de gerenciamento de fluxo de materiais que controla todas as matérias-primas e processos utilizados em nossa produção, em parceria com nossos fornecedores.  

Dessa forma, garantimos que substâncias não sustentáveis não entrem em nosso ciclo de produção. Com o controle das RSL e MRSL, conseguimos atingir níveis de qualidade de efluente final tratado que atendam a requisitos estabelecidos no programa ZDHC. 

Em parceria com nossos fornecedores, buscamos cada vez mais utilizar produtos que atendam às listas de substâncias restritas.  

Adotamos um sistema de gerenciamento de fluxo de materiais que controla todas as matérias-primas e processos utilizados em nossa produção, em parceria com nossos fornecedores. Dessa forma, garantimos que substâncias não sustentáveis não entrem em nosso ciclo de produção. Com o controle das RSL e MRSL, conseguimos atingir níveis de qualidade de efluente final tratado que atendam a requisitos estabelecidos no programa ZDHC. 

Matriz Energética Mais Limpa

Em 2020, na Pettenati unidade Brasil, realizamos a troca da matriz energética nos queimadores dos aquecedores de óleo térmico das ramas.  

Por exemplo, o óleo BPF utilizado para geração de energia foi substituído pelo gás GLP. 

O gás GLP é uma tecnologia mais limpa e eficiente que apresenta diversos ganhos econômicos e ambientais para a Pettenati, já que a utilização do gás GLP reduz significativamente os gases de combustão em comparação com a queima do óleo BPF. Com essa medida, conseguimos uma redução de 60% nas emissões de NOx e 99% nas emissões de SOx, que resultou em um menor impacto ambiental e contribuiu para a preservação dos ecossistemas. 

Saiba mais sobre nossas iniciativas para obter uma matriz energética mais limpa: 

Eficiência Energética

Na unidade tecidos e matriz, está sendo realizada a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, visando a uma melhor eficiência energética e diminuição de custos advindos do consumo de energia. As trocas das lâmpadas estão sendo realizadas gradativamente conforme às necessidades de manutenção. 

Até o momento, 15% da potência instalada em iluminação é proveniente das lâmpadas de LED, o que representa uma redução de 50% no consumo de energia elétrica em iluminação. 

Além disso, em partes da infraestrutura das fábricas da Pettenati, são utilizadas telhas translúcidas para obter uma iluminação natural e reduzir o consumo de energia elétrica. 

Iniciativas para uso de energias renováveis

Desde 2011, a unidade Brasil da Pettenati, utiliza apenas energia elétrica provenientes de fontes renováveis como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH, adquirida por meio de uma empresa que realiza a venda de energia no mercado livre.  

Em 2021, a Pettenati foi certificada pela Ludfor, que atesta anualmente a redução na emissão dos gases de efeito estufa pelo uso de energia proveniente de fontes renováveis. 

Com a utilização de energia de fonte renovável, obtivemos os seguintes indicadores de sustentabilidade: 

Redução de 2.336,644 tCO2e em emissões no ano de 2021. 

Totalizou 23.441,688 tCO2e desde outubro de 2011.

Recuperação de calor do efluente

Consiste no aproveitamento do calor do efluente para pré-aquecimento da água industrial. O sistema reduz o consumo de madeira, energia elétrica e a emissão de gases, pois transfere o calor do efluente para a água industrial que será utilizada, não sendo necessário o aquecimento dessa água. 

Com o uso desse sistema, conseguimos nivelar o consumo de vapor e reduzir o consumo de biomassa nas caldeiras. Isso contribui para a manutenção dos ecossistemas, pois torna possível a redução da quantidade de biomassa utilizada na caldeira. Outro ganho com essa prática é o resfriamento do efluente, necessário para o bom funcionamento do tratamento biológico da Estação de Tratamento de Esgoto. 

Biomassa da caldeira proveniente de madeira de reflorestamento

Para produção de vapor em caldeira, na unidade brasileira, utilizamos biomassa de madeira proveniente de matas de reflorestamento. A utilização de madeira como fonte energética é menos poluente em comparação a outras fontes de calor. No entanto, assim como todos os fornecedores, é necessário que a empresa esteja licenciada nos órgãos ambientais competentes para fornecer o combustível. O consumo de madeira de reflorestamento possui um baixo impacto ao meio ambiente, pois garante a reposição das florestas exploradas e a preservação de áreas verdes. 

Na fábrica de tecidos, utilizamos biomassa proveniente de lenhas de eucalipto e acácia. A queima dessa biomassa em caldeiras industriais fornece energia na forma de calor para geração de vapor que, posteriormente, é reutilizada no processo produtivo. 

Todo o sistema da caldeira é monitorado e recebe manutenção preventiva anualmente, garantindo, assim, o funcionamento da operação e menores emissões, segundo as diretrizes do órgão ambiental. 

Economia Circular e Gestão de Resíduos

A Economia Circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. 

Na Pettenati, considerando que somos uma indústria têxtil, buscamos soluções para resíduos plásticos, papel/papelão, resíduos têxteis, sucatas metálicas e embalagens de produtos químicos. Por isso, cada resíduo gerado passa por uma análise detalhada da Gestão Ambiental que busca sempre a melhor tecnologia do mercado para seu tratamento. 

Na Unidade de Tecidos, fábrica 05, unidade Brasil, apenas em 2021, 99,63% dos resíduos tiveram destinação adequada, dessa forma buscamos um destino livre de aterro sanitário. 

Na unidade El Salvador, mais de 20% do consumo mensal de tubos de papelão é proveniente de tubos de reutilização, os quais têm um custo unitário 80% menor que um tubo novo.

Gestão de Resíduos

Como parte da Gestão Ambiental, realizamos a gestão dos resíduos gerados em nossas operações, buscando, para cada tipo de resíduo, o destino sustentável e mais ambientalmente adequado. Todo o resíduo gerado na empresa, na unidade Matriz e unidade Tecido, é segregado em uma área específica e restrita e, posteriormente, direcionado a nossos parceiros, que realizarão o processo de destinação correta. 

Cada tipo de resíduo gerado na Pettenati é estudado para que tenha o destino correto, pensando no processo de processamento com menor impacto ambiental. Destacam-se a utilização de tecnologias como compostagem, coprocessamento, reciclagem e rerrefino. Nessa análise, buscamos empresas que atendam a padrões e licenças ambientais. 

Para assegurar o correto destino dos resíduos, exigimos que nossos prestadores de serviços se cadastrem e obtenham autorização dos órgãos ambientais para o tratamento dos resíduos. Além disso, realizamos auditorias em nossos prestadores de serviços nas quais verificamos as suas instalações e serviços para garantir que cumpram com nossos requisitos ambientais. 

Compostagem do
Lodo

Em 2015, na Pettenati, unidade Brasil, foi iniciado um projeto de pesquisa e estudo para uma destinação sustentável ao lodo têxtil direcionado para aterros. Buscamos a transformação do lodo têxtil com a Estação de Tratamento em adubo orgânico, com o objetivo de eliminar a quantidade de lodos enviados para aterro e reduzir resíduos nesses locais. 

Em parceria com a empresa no ramo de compostagem de resíduo, conseguimos fazer compostagem com nosso lodo assim, sendo possível introduzir na usina e o transformando em adubo orgânico. Dessa forma, alcançamos uma tecnologia sustentável para os resíduos que mais são gerados na empresa. 

Embalagem de plástico reciclado

A Pettenati utiliza na embalagem dos seus produtos, plástico 100% reciclado, por ano são mais de 26 toneladas de plásticos reciclados. Promovendo assim diversos ganhos ambientais como: redução de gases que provocam o efeito estufa, redução do consumo de petróleo e redução do consumo de energia elétrica.

Doações de retalhos de tecidos

Pensando em dar adequação necessária aos resíduos e obter um impacto socioambiental significativo nas comunidades, realizamos a doação de material têxtil (retalhos de tecidos) para ONGs e projetos sociais. O uso desse material em forma de artesanato ajuda famílias carentes que o utilizam como fonte de renda e garante um destino sustentável ao resíduo têxtil. Ao todo, mais de 100 kg de tecidos já foram doados. 

As ONGs beneficiadas que recebem as doações produzem diversos artigos, como roupas de cama e vestuário para pessoas e animais e pessoas em vulnerabilidade social, entre outros. 

Campanha Terracycle

Em 2015, identificamos a dificuldade em reintroduzir itens de difícil reciclagem na cadeia produtiva. Por isso, em parceria com a Terracycle, possibilitamos a minimização de resíduos enviados para aterros, realizando a economia circular e promovendo o compromisso das pessoas com o meio ambiente. 

Coleta Resíduos Eletrônicos

Em 2022, iniciamos a coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos, evitando o envio para aterros. Foram feitas divulgações sobre os pontos de coleta e foram disponibilizados recipientes para os trazerem seus resíduos.

Matéria-Prima Responsável

Na Pettenati, todas as nossas matérias-primas e processos são cuidados em um sistema de gerenciamento de fluxo de materiais para que substâncias não sustentáveis não entrem em nosso ciclo de produção. Por esse motivo, a parceria com a Better Cotton Initiative (BCI) é essencial para continuarmos a desenvolver ciclos de valores que estejam alinhadas com os mesmos princípios e ideais socioambientais que guiam nossa empresa. 

Algodão BCI

Com sede na Suíça, a BCI é uma organização internacional sem fins lucrativos, atuando para melhorar a produção global do algodão, beneficiando tanto os produtores quanto o meio ambiente em que é cultivado, além de contribuir para o futuro sustentável do setor. 

Seus associados representam elos da cadeia econômica e produtiva do algodão. A conscientização e orientação desses agentes para a importância de relações trabalhistas justas e responsabilidade socioambiental são fundamentais para responder à demanda crescente no mercado. 

O objetivo da BCI é melhorar a resiliência das comunidades de fazendeiros e a economia das áreas produtoras de algodão através dos seis princípios do “Better Cotton, que são:  

  • Minimizar o impacto negativo em plantações; 
  • Usar os recursos hídricos eficientemente e preservar sua disponibilidade; 
  • Cuidar da saúde do solo; 
  • Preservar os habitats naturais; 
  • Cuidar da qualidade da fibra; 
  • Incentivar a adoção de condições de trabalho justas e adequadas. 

 

Dessa forma, a certificação BCI garante que a produção do algodão seja realizada respeitando boas práticas sociais e ambientais. 

Na Pettenati, os tecidos de Algodão Eco3 Premium são produzidos em um autêntico ciclo ecologicamente sustentável, com fios com as melhores práticas de cultivo aliados a um processo de produção da fábrica de tecidos de malha mais sustentável das Américas, com matérias-primas certificadas internacionalmente (químicos e corantes) e com uma matriz energética sustentável proveniente de fonte limpa e renovável.

Tecido com fibra de poliéster reciclado

O plástico, quando jogado no meio ambiente, demora em torno de 400 anos para se degradar. Logo, a reciclagem de plástico das garrafas evita danos à fauna, flora e ecossistemas marítimos e fluviais, reduzindo a poluição ao meio ambiente. A reinserção desse material na cadeia produtiva garante que o resíduo não seja despejado na natureza. 

Em conversas com nossos fornecedores de fios, desenvolvemos a utilização da microfibra de poliéster reciclado em artigos têxteis diferenciados. 

Em 2015, a Pettenati, unidade Brasil, transformou mais de dez milhões de garrafas PET em tecidos de poliéster reciclados. Trata-se de pensar no reaproveitamento de materiais desde a concepção dos produtos, por meio do investimento em pesquisa e desenvolvimento, visando reaproveitá-los na cadeia produtiva. 

A Pettenati já adota essa prática há vários anos e vem se expandindo. Atualmente, é a empresa com a maior linha desse tipo de produto na América, em suas duas unidades industriais, no Brasil e em El Salvador, sendo a última certificada RCS. 

Algodão reciclado – desfibrado

Na Pettenati, unidade Brasil, os resíduos de algodão excedentes da confecção, com cores e espessura diferentes, são separados e direcionados para o processo de reciclagem. Os resíduos são triturados mecanicamente, sem a utilização de água, corantes ou produtos químicos. 

O objetivo do projeto é utilizar a fibra de algodão reciclada como alternativa para reciclagem de resíduos têxteis. Produtos com menor impacto ambiental geram economia de água, energia e redução do desperdício de resíduos têxteis. 

Tencel™ Modal

Fabricadas a partir de fontes renováveis de madeira de reflorestamento provenientes de florestas de manejo sustentável. 

Linho 

  • Baixos impactos no seu cultivo; 
  • Utilização de baixo recurso químico e quantidade  
    de água no plantio; 
  • Alta produtividade por área plantada e baixo desperdício. 

Missão

Proporcionar soluções têxteis inovadoras e sustentáveis para garantir o sucesso de nossos clientes.

Visão

Ser a melhor solução têxtil das Américas. Referência em cuidado ambiental. Reconhecida e desejada por seus profissionais, clientes e demais stakeholders.

Valores

  • Amamos moda;
  • Buscamos qualidade em tudo o que fazemos;
  • O cliente é nosso maior compromisso;
  • Trabalhamos com energia e comprometimento;
  • Nós realizamos transformando e inovando;
  • Formamos pessoas de valor;
  • Juntos somos maiores e melhores;
  • Cuidamos porque amamos e respeitamos.
© 2023 Pettenati Política de Privacidade FAQ